Coleta de Líquido Amniótico

Indicações para o Exame
(clique aqui para ver as indicações ou clique no tópico abaixo para maiores informações)

Idade materna elevada
(acima dos 35 anos)

Anormalidade fetal na gravidez
(inclui translucência nucal aumentada)

Translocação cromossômica no casal

Criança prévia com doença genética

História de perdas fetais

Perda fetal na gravidez atual

 

Em circunstâncias ideais a amniocentese é feita a partir de 15 semanas a partir do último período menstrual. Antes dessa data a punção pode ser dificultada pelo pequeno volume de líquido amniótico.

A paciente deve esvaziar a bexiga antes do procedimento. Um ultrassom é feito para confirmar a idade gestacional e a viabilidade fetal, para localizar a placenta. Na gravidez gemelar são necessárias duas punções. Durante o ultrassom é determinado o ponto exato da punção e o ângulo de inserção da agulha através da parede abdominal. É feita a assepsia e a anestesia no local da punção. Uma agulha de punção lombar descartável de calibre 7 ou 8 é então inserida e são inicialmente retirados 1 a 2 ml de líquido, que pode conter um pouco de sangue. Finalmente são retirados aproximadamente 18 ml de líquido em uma seringa descartável plástica (recomendamos a marca BD) de 20 ml. A seringa é tampada com uma agulha pequena recoberta pela sua capa plástica e essa agulha e o êmbolo da seringa são imobilizados com esparadrapo, fita crepe ou fita durex para o líquido não vazar.

Para assistir filmes sobre Diagnóstico Pré-Natal na TV GENE, clique aqui .

O líquido deve ser encaminhado ao laboratório na própria seringa, à temperatura ambiente. Nessas condições, as culturas serão bem sucedidas até 48h após a amniocentese, o que permite que o líquido seja enviado de outras cidades por companhia aérea ou mesmo pelo correio SEDEX. Para detalhes sobre como enviar seu exame ao Laboratório GENE clique aqui.